1 de março de 2013

159º aniversário de Emancipação Política de Pão de Açúcar



Neste domingo, dia 03 de março de 2013 Pão de Açúcar, cidade localizada no Sertão de Alagoas a aproximadamente 240 KM da Capital Maceió completa seu 159º aniversário de Emacipação, hoje, sexta feira dia 01 de março, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pão de Açúcar, o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Rural de Pão de Açúcar, a Cooperativa de crédito Rural do Sertão de Alagoas - COCREAL, a Cooperativa de pequenos Produtores do Sertão de Alagoas - CAFISA e as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Agricultura, Além do Prefeito, mobilizou, alun@s, trabalhad@res rurais, professor@s, entre outros públicos para participar de um evento sobre os símbolos oficiais e culturais de Pão de Açúcar, no auditório da Unidade Municipal de Ensino Braulio Cavalcante.

Tivemos falas bastante importante do prefeito Jorge Silva Dantas, como por exemplo quando o mesmo falou que sua meta principal é tornar a Educação Municipal de Pão de Açúcar ainda mais eficiente e contextualizada, partindo do princípio, Segundo o mesmo que tudo se constrói a partir da educação, desde o conhecimento técnico à plena cidadania da população.




Em seguida tivemos a apresentação da Banda de Fanfarra da Unidade Municipal de Ensino Bráulio Cavalcante, o pessoal deram um show instrumental, tocaram o o Hino Nacional Brasileiro, o Hino de Municipal de Pão de Açúcar e após fários ritmos musicais, entre eles o melhor ritmo de todos os tempos e de todos os lugares o 'FORRÓ". 

Pois é essa galerinha está fazendo muito por Pão de Açúcar, eles estão resgatando culturas que há tempo estavam praticamente extintas, isso estimula, outras grupos e nos faz acreditar que Pão de Açúcar ainda é uma cidade multicultural....    


Em seguida apresentações de poesias e paródias de alunos de algumas escolas do município de Pão de Açúcar.




Tivemos ainda a Participação da Ana Cristina Accyole, Pedagoga da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Alagoas, que apresentação o Projeto Jovem Cidadão da FETAG financiado majoritariamente pela Petrobrás. Trata-se de mobilizar e capacitar jovens trabalhador@s e filhos de Agricultor@s, sobre cinco políticas públicas essenciais para a sucessão rural, o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF, o Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR, o Programa de Aquisição de Alimento - PAA/CONAB e o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Depois de capacitados os jovens passam a ser multiplicadores destas informações e as fazem chegar nas comunidades rurais.



por fim, tivemos o encerramento com a fala do Comendador de Alagoas, Secretário da Terceira Idade da FETAG/AL e do STTR de Pão de Açúcar e Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Rural do Município de Pão de Açúcar, o Sr. Pedro Lúcio Rocha, o mesmo foi quem compôs a letra do Hino de Pão de Açúcar.