16 de abril de 2013

Reunião com a Superintendente de Políticas Pública para a Juventude de AL.



Nesta Segunda Feira, dia 15 de abril de 2013, O Secreátio de Jovens do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pão de Açúcar, Oscar Alan Gomes do Santos e a Coordenadora de Políticas para a Juventude do Mucinipio de Pão de Açúcar Ana Cleide reuniram-se com a Superintendente de Políticas Públicas para a Juventude do Estado de Alagoas, Ana Maria.

Na reunião dialogamos sobre as ações e projetos voltados à juventude no estado de Alagoas e no município de Pão de Açúcar. A nível de estado já estão sendo implementadas ações do programa Juventude Viva, felizmente Pão de açúcar não foi contemplada com esse programa, pois os municípios que estão sendo implantado o mesmo são os que tem maior indice de extermínio da juventude, sobretudo da juventude negra, o programa trata exatamente de ações que visem reduzir este indice, através da promoção de atividades culturais, educativas, lúdicas entre outras.

Foi apresentada a proposta do Projeto Estação Juventude, este sim, se aprovado será implementado em Pão de Açúcar, assim como em outras cidades da bacia leiteira de Alagoas. Este projeto será executado através de uma unidade intinerante (um ônibus adaptado) que percorrecá diversos municíppios com bliblioteca móvel, oficinas formativas em diversas áreas, entre outras atividades.

Por fim deixamos algumas ações encaminhadas, primeiro articular os jovens junto à Escola de Formação Quilombo dos Palmares - EQUIP para retornar o Curso de formação de novas Lideranças (um curso por correspondência que a EQUIP já realizava a algum tempo e em Alagoas está parado), encaminhamos também de realizar o Curso de Agentes Culturais Jovens Rurais com uma turma regionalizada após o curso de novas lideranças, a ideia é que o público seja o mesmo. Ficou encaminhado ainda, da Superintendência apoiar e fortalecer os jovens de Pão de Açúcar, junto a Câmara de Vereadores para a Aprovação do Conselho Municipal de Juventude de Pão de Açúcar.