MAB avança na formação e preparação para Encontro Nacional no Vale do São Francisco
Na noite do dia 25 de outubro, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou um importante ato político de encontro dos grupos de base da comunidade quilombola de Cupira em Santa Maria da Boa Vista (PE). O encontro teve a participação das cerca de 100 famílias organizadas nos grupos de base e faz parte da preparação para o Encontro Nacional do MAB em 2013.
Para Maria Socorro Pereira, membro de um dos grupos de base, “o grupo de base é um espaço que nos possibilita mais união em nossa comunidade e com todos os atingidos do Brasil, e assim nos fortalecemos para lutar contra os projetos que não nos servem, a exemplo destas barragens, como também buscamos resgatar nossos lutadores e lutadoras, nossa cultura e assim fortalecer nossa organização e nossa luta”.
Segundo Marta Rodrigues, dirigente regional do MAB, a comunidade quilombola de Cupira é uma comunidade secular, muito rica em recursos naturais e culturais. "É uma comunidade onde o povo historicamente vem lutando contra as opressões do estado brasileiro, pela garantia e organização do seu território." Hoje a comunidade faz a luta contra os empreendimentos de barragens Riacho Seco e Pedra Branca, garantindo a permanência no território, a valorização da cultura e dos valores do seu povo.
“Os grupos de base em nossa comunidade e região têm como intencionalidade trabalhar toda a família desde as mulheres, que são as que impulsionam a organização e a luta em nossa comunidade, e principalmente a juventude, pois é a juventude que tem uma importante tarefa política na continuidade desta bonita organização dos atingidos por barragens” destacou Katia Regina, da coordenação geral dos grupos de base na comunidade.
A organização dos atingidos por barragens vem crescendo e se consolidando na região do Vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia. Estes atingidos se somam a milhares de famílias que se organizam e luta por seus direitos, e em defesa de todo povo brasileiro.