O curso de jovens monitores contou com a presença de jovens engajados de sertão forma em movimentos nas suas comunidades; conscientes das potencialidades e de sua capacidade de transformar a realidade lá existente.
A metodologia utilizada no curso explorou bastante a capacidade e conhecimento dos participantes no sentido de que cada jovem participasse efetivamente da mesma.
A participação dos jovens foi muito importante para conclusão do trabalhando que antes tinha sido idealizado pelos assessores que de todas as formas instigavam os jovens participantes a serem sujeitos do processo.
Desde o primeiro momento percebemos que a construção de saberes coletivo era o enfoque principal, desta forma, iríamos trabalhar a identidade dos jovens rurais participantes.
Acredito que uma nova história em nossas vidas se organiza a partir deste momento em que os jovens assumem o papel de protagonistas, sendo Educadores Popular trabalhando, anunciando e resgatando ações que promovam a mudança da comunidade através de uma formação como essa que nos permite rever as experiências que vem sendo vivenciadas como projetos que vêem futuro enquanto olham para trás, e enquanto ao futuro cabe nos agir, e necessário fazê-lo agora.
Vanessa Gomes Barreto.
Jovem rural, agricultora, agente cultura e jovem ADL.
Vanessa Barreto é Ouro Branco do estado de Alagoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário