12 de julho de 2007

Sexualidade sem preconceito

Foi realizado no dia 02 de dezembro de 2006, o primeiro festival da juventude rural, com organização e realização da Comissão de Jovens do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rodelas e Grupo no Limite de Barra de Tarrachil do município de Chorrocho ambos do estado da Bahia.

A idéia, deste festival, surgiu porque estava em foco na região do Submédio São Francisco problemas relacionados com gravidez na adolescência, e muitos casos de DST e até alguns casos de HIV. Além disso, o preconceito na área rural com os homossexuais é muito forte e agressivo. De tal forma que de modo algum essas pessoas poderiam assumir sua sexualidade. Lembrando que todos somos seres humanos e temos que conviver sem preceitos.

O Festival levantou temas que até “ontem” eram tabus para a nossa região. Nem um jovem tinha como se expressa sobre suas dúvidas e o que estava acontecendo em seu meio e até mesmo com seu próprio corpo. Os jovens praticam sexo e não tinha informação, o festival veio pra mudar a mentalidade da juventude sobre o uso do preservativo e conhecimento de seu corpo.

Neste dia foram convidados vários municípios, mas por questão de transporte alguns municípios faltaram Mesmo assim o festival foi bastante produtivo com: palestras sobre o tema, peças teatrais, paródia e composição.

Os jovens participantes do festival escreveram uma carta para as Secretaria Municipais de Saúde dos municípios de Rodelas e Chorrochó para comunicar algumas falhas que ocorrem nos municípios e algumas propostas de melhoramento dos atendimentos nas unidades de Saúde para com os jovens com relação à saúde reprodutiva.

Frase que puxou o festival foi:
“JOVENS SE MANIFESTA COM ATOS NÃO APENAS COM PALAVRAS”

Música tema do festival:


“AMOR É PRA SEMPRE
SEXO TAMBÉM,
SEXO É DO BOM
AMOR É DO BEM,
AMOR SEM SEXO, É AMIZADE,
SEXO SEM AMOR, É VONTADE,
AMOR É UM – SEXO É DOIS,
SEXO ANTES, AMOR DEPOIS,
SEXO VEM DOS OUTROS,
E VAI EMBORA,
AMOR VEM DE NÓS, E DEMORA”


Música: “Amor e Sexo” de Rita Lee

Um abraço!!!
Jean Cleison Campos
Jovem Rural, agricultor e agente cultural de Rodelas (BA)


Jean Cleison é do município de Rodelas do estado da Bahia

Nenhum comentário: