23 de outubro de 2007

A importância do curso “agentes culturais” na vida e aprendizagem dos jovens sertanejos

Em 1997 comecei minha caminhada no Movimento Sindical no departamento de jovens do Pólo Sindical e no ano 2004 fiz o curso de Agentes Culturais. Era tudo novo e, naquela época do curso tive um pouco, tive de dificuldades em realizar a atividade cultural em meu município Barra do Tarrachil/Chorrochó-BA. A atividade cultural é planejada durante o curso e deve ser realizada até a terceira etapa.

Mas não desiste e consegui fazer a atividade. Lembro até hoje qual tema discutimos no municipio foi sobre sindicalismo oque é o sindicato,pra que serve lembro que levamos a direção do sindicato quase completa para essa reunião para debater a importância do sindicato.

Fiquei um pouco aflita com medo que o público não viesse, mas fiquei surpresa! Estavam na reunião quase 40 pessoas. A reunião era sobre sindicalismo e foi feita realizada no Centro Popular do município. E para mim foi uma vitória!

Hoje estou na secretaria de mulher e Jovem do Pólo Sindical. Posso de dizer que estou aqui é por que o curso de agentes culturais. O curso tem uma parcela de contribuição muito importante nesse processo.

Depois do curso participei do Coletivo de Jovens, do Pólo Sindical, representando o município. E depois fui para a direção do PT para a pasta da Secretaria de Mulheres e Jovens. E depois para a direção do sindicato de Chorrochó (BA) e atualmente estou na Secretaria de Mulheres e Jovens do Pólo Sindical.

Atualmente acompanho as turmas, desde o ano passado, e vejo que o curso abriu muitas portas. Um exemplo é que na turma de 2006 a jovem Tati Rodrigues, do município de Jatobá (PE), após o curso está trabalhando no sindicato do município. Isso mostra a importância desse curso na vida dessas pessoas.

Fico muito feliz quanto à parceria Pólo Sindical PE/BA e Koinonia que além dos jovens são os grandes responsáveis por está contribuição de mudança ara esses jovens nordestinos.

Sintia Verônica

Secretaria de Mulheres e Jovens do Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco PE/BA.

Jovem rural do município de Chorrochó (BA)

Nenhum comentário: