11 de fevereiro de 2008

ECUMENISMO CUIDAR PARA GARANTIR O FUTURO

A juventude dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do norte. Dá um passo forte na construção de alternativas para garantir a existência de um futuro com dias melhores. Criando a rede ecumênica da juventude do nordeste, mecanismo que pode servir como instrumento de superação da violação dos direitos humanos.

Preocupo-me em chamar atenção para a palavra “ecumênica” que aparece no nome da rede. Do ponto de vista de pensadores dos nossos dias ecumenismo significa terra habitada, daí vemos uma grande atribuição que é dada a esta união de jovens, que é cuidar para tenhamos um lugar habitável onde possa haver condições boas de viver, onde os direitos humanos da juventude sejam garantidos, respeitados e implementados.

Ficamos indignados com a despreocupação que há para com o futuro da juventude, seja rural; de tribos indígenas, comunidades rurais, fazendas, sitio, assentado, ou jovens urbanos; de favelas, periferias, cidades do interior. Viva onde viver existe habitantes desta terra que são desfavorecidos.
Seja qual for à crença ou religião os jovens são os herdeiros do futuro e temem por ele.
Diante desta situação esta surgindo um mecanismo que busca promover, o dialogo entre os povos com diferenças de religião, crédulo e realidade local. Mas que tem algo em comum à violação dos direitos humanos e a necessidade de criar espaços de dialogo, promover meios de socialização. Para que juntos possamos fazer do presente a construção de dias melhores, para que os DESCA – civis e políticos, sejam garantidos.
Tendo uma vida economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa, causando a promoção de uma terra habitável com sustentabilidade.


Thiago Santos Gomes; coordenador da comissão municipal de jovens de sindicato dos trabalhadores rurais de São Jose da Tapera AL, coordenador de coletivo de jovens do estado de AL, monitor de curso de agentes culturais jovens rurais de estado de Alagoas.

Um comentário:

Anônimo disse...

A juventude está meio que perdida no tempo, com uma vontade enorme de mudanças mas, sem saber a quem procurar, principalmente a do meio rural, acho que o caminho é fortalecimento e criação de grupos de jovens através de sindicatos rurais.