23 de julho de 2010

Chamada Nacional Voz dos Adolescentes recebe inscrições até 31 de agosto

Tatiana Félix *

Adital -
Neste ano, o projeto Voz dos Adolescentes, desenvolvido desde 2002 pelo Instituto Internacional para o desenvolvimento da Cidadania (IIDAC), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, traz como novidade a Chamada Nacional Voz dos Adolescentes. A iniciativa tem o objetivo de estimular o exercício do protagonismo juvenil e reconhecer as ações dos jovens. As inscrições tiveram início no dia 25 de junho e seguem até 31 de agosto.
Diego Marinello, assessor de projetos do IIDAC, disse que a ideia é identificar adolescentes protagonistas do Brasil e reconhecer suas ações, tanto para servir de exemplos para outros jovens e outras cidades, quanto para não desestimulá-los. "Estimular a participação cidadã do adolescente é mostrar que ele tem o direito agora, de exercer seu protagonismo e construir o futuro. Eles [adolescentes] não precisam esperar ser adultos para fazer alguma coisa", ressaltou.

Ele informou que adolescentes de qualquer grupo e que atue em qualquer atividade, com idade entre 12 e 18 anos, e de todas as regiões do Brasil, podem participar, tanto na categoria individual, quanto em grupo. Segundo ele, assim que a inscrição é feita, os adolescentes já estão participando do projeto, já que, eles recebem uma senha de cadastro, com a qual podem começar a descrever suas atividades no site www.vozdosadolescentes.org.br.

Com a participação na Chamada Nacional os adolescentes terão a oportunidade de fortalecerem suas ações, já que estarão integrados por meio de uma rede nacional, compartilhando experiências e iniciativas de protagonismo juvenil. Por meio do Portal Voz dos Adolescentes os participantes têm a chance de divulgarem suas ações em nível nacional e internacional, entre agências e organizações de desenvolvimento humano do mundo inteiro.

"As iniciativas dos adolescentes podem ser desenvolvidas até 30 de setembro. Depois disso, faremos a sistematização e análise das ações e 30 delas serão selecionadas para fazer parte da publicação de resultados da Chamada Nacional 2010, que deve ser publicada até dezembro deste ano", relatou.
Durante o projeto, os adolescentes podem contar com o material de apoio disponível no site, com dicas de protagonismo, suporte na elaboração de atividades e outras, ou com o auxílio da equipe Voz dos Adolescentes que atende pelo telefone gratuito: 0800-644-1218.

Como exemplo de iniciativas de protagonismo dos adolescentes, Diego disse que já se cadastraram no projeto, grupos como o coletivo de jovens que atua na área do meio ambiente. Segundo ele, estes adolescentes atuam na educação ambiental, por meio de oficinas e palestras. Outros exemplos são de grupos de prevenção do HIV/Aids e grupos de resgate cultural. Usando a criatividade, os adolescentes podem desenvolver oficinas, momentos culturais, blitz, entre outras ações.

A Chamada Nacional Voz dos Adolescentes edição 2010 vem de encontro com o Ano Internacional da Juventude, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que começa oficialmente em 12 de agosto deste ano. Com o tema "Diálogo e entendimento mútuo", a finalidade da ONU é promover práticas de paz, respeito aos direitos humanos, às liberdades e à solidariedade.

Para integrar os adolescentes participantes da Chamada à agenda proposta pelo Ano Internacional da Juventude, as iniciativas desenvolvidas por eles no projeto do IIDAC e UNICEF, deverão estar relacionadas com algum dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio que são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os gêneros e a autonomia da mulher; Reduzir a mortalidade infantil; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/AIDS a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Mais informações pelo site: www.vozdosadolescentes.org.br ou pelo telefone 0800-644-1218.

Nenhum comentário: