27 de setembro de 2011

Resultados da 1a. etapa de organização da 2ª Conferência Nacional de Juventude


23.09.2011 - Etapas municipais da 2ª Conferencia Nacional de Juventude foram um sucesso

A primeira fase do processo de mobilização da 2ª Conferência Nacional de Juventude terminou no último dia 18 de setembro e foi considerada um sucesso.
23.09.2011 - Etapas municipais da 2ª Conferencia Nacional de Juventude foram um sucesso
Mais de 1200 jovens aprovam 10 prioridades para a cidade na 1ª Conferência Carioca de Juventude

A primeira fase do processo de mobilização da 2ª Conferência Nacional de Juventude terminou no último dia 18 de setembro e foi considerada um sucesso. Mais de quinhentos municípios já realizaram suas Conferências e, com esta marca, já superamos, apenas na fase inicial das etapas eletivas de delegados, o total de 244 municípios envolvidos na 1ª edição da Conferência, em 2008. Destacam-se, nessa fase, as  Conferencias realizadas pelas cidades do Rio de Janeiro/RJ, que mobilizou mais de 1200 participantes; Aracaju/SE que, com centenas de Conferencias Livres, reuniu 900 pessoas na etapa municipal; Recife/PE, com mais de 800 participantes, e São Paulo/SP que, com mais de mil pessoas, discutiu o texto base local. Assim, encerra-se com grande vitória essa etapa e, a partir de agora, as 27 unidades da Federação se preparam para o início das etapas estaduais, que começam em 1º de outubro.
Segundo Ângela Guimarães, coordenadora-geral do processo, as centenas de Conferências, ocorridas em âmbito municipal, apontam para alguns caminhos. “Os debates têm sido permeados por temas tais como o crescimento econômico com sustentabilidade ambiental e distribuição de renda, de modo a gerar igualdade de oportunidades”. Outra questão bastante presente, diz ela, é a necessidade de qualificação profissional, geração de empregos, com garantia de trabalho decente para a juventude.  “Observamos no conjunto das Conferências realizadas, um clima de grande pactuação entre governos, parlamentos e sociedade civil pela consolidação e por mais avanços nessa temática. No bojo desse processo estamos vendo as PPJ’s se materializarem. Por meio de centenas de organismos, conselhos e fundos orçamentários estão sendo criados por prefeitos e legislativos locais”. Avalia Ângela Guimarães.
Do ponto de vista do fortalecimento da Política Nacional de Juventude, a criação de um Sistema Nacional e a aprovação do Plano e do Estatuto da Juventude, pelo Congresso Nacional, estão na ordem do dia. Para Ângela “É fundamental estabelecermos, no ordenamento jurídico brasileiro, quais são os direitos da Juventude e as garantias de pleno acesso a estes”.
A ousadia conseqüente da juventude certamente deixará frutos. A realização de Conferências em mais de 90 territórios rurais e a Conferencia Livre Virtual, que acontecem até novembro, estão possibilitando o acesso ao debate de milhares de participantes e parceiros dos avanços da Política Nacional de Juventude.
Que venham as etapas estaduais e a contribuição das Conferencias Livres, Territoriais e Virtual, bem como da Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais para alçarmos bem alto a bandeira da nossa juventude, com o objetivo de “Conquistar Direitos e Desenvolver o Brasil!". E como diria o grande poeta Renato Russo, “nós apenas começamos!,  conclui a coordenadora-geral da Conferencia.
http://conferencia.juventude.gov.br/noticias-outras/23-09-2011-etapas-municipais-da-2a-conferencia-nacional-de-juventude-foram-um-sucesso/
fonte:

Nenhum comentário: