20 de julho de 2007

Preocupação de um Jovem rural

Considerada uma das maiores produtores de côco do Nordeste, a região de Itaparica, esta passando pela maior baixa de preços dos últimos dois anos. Desde do primeiro semestre de 2005 onde o preço do côco verde chegou a R$ 0,07 (Sete centavos de Real *.*.*) causando um grande prejuízo para muitos produtores.

Nos meses de junho e, neste final, de julho o preço do côco esta sendo vendido, na roça, em media por R$ 0,10 (Dez centavos de Real *.*.*) à unidade. A causa da baixa de preços é, para algumas pessoas, a queda da temperatura nas cidade que mais recebe nosso produto, como por exemplo São Paulo, Salvador, e etc.

Se é este o motivo, eu não sei ao certo, mas preocupa. Afinal pretendo investir neste plantiu e por causa da produção aqui da minha região.

Um forte abraço!
Jocivaldo Cruz

Presidente do Conselho Tutelar de Rodelas (BA)

Jocivaldo é do município de Rodelas do estado da Bahia

Um comentário:

Anônimo disse...

Estive em minha cidade, em 2004 e constatei essa realidae, da desvalorização com os produtos da terra e da falta de investimentos e de políticas públicas que incentive a produção agrícola. meus pais eram agricultores e tivemos que sair de nossa terra, na década de 1970, já em virtude dessa problemática. Jocivaldo, parabéns pelo seu manifesto. Sou Darlene Almeida - São Paulo