9 de agosto de 2007

Curso de Formação de Agentes Culturais em Delmiro Gouveia (AL)

No último fim de semana do mês de julho do corrente ano, aconteceu em Alagoas, na cidade de Delmiro Golveia, o curso de formação de agentes culturais fruto dá parceria de KOINONIA (Presença Ecumênica e Serviço), EQUIP (Escola Quilmobo dos Palmares) e COPPABACS (Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes).

O diferente, deste curso, é que nele lança-se uma proposta de protagonismo juvenil sendo os facilitadores ou educadores popular. Jovens que passaram por um processo de formação e se assumiram como sujeitos ativos da ação.

Participaram da primeira etapa do curso, 42 jovens. E foi surpreendente a quantidade de jovens envolvidos no processo. Podemos dizer que começa, em Alagoas, um processo novo de formação social caracterizando-se como o despertar da juventude para fazer do presente a construção de um futuro melhor.

Um dia antes do inicio do curso aconteceu à reunião do coletivo jovem da região do médio e alto sertão de Alagoas. E fui aceito como membro da organização jovem promovendo assim uma heterogeneidade de origem de organizações de base tendo jovens de bancos de sementes, jovens sindicalistas, jovens de ONG´s entre outras organizações.
Nós, jovens, estamos nos organizando e ocupando nosso espaço nos movimentos sociais; sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas associações, articulações de movimentos, organizações territoriais, ONG´s e Igrejas. Estamos nos envolvendo nas diversas formas de organizações a nível da comunidade, município, região e estado; e participação em âmbito nacional.

Tenho certeza que assim sendo autores e atores sociais construiremos uma realidade melhor com solidariedade e sustentabilidade.

Thiago Santos Gomes

Jovem agricultor, Coordenador de Jovens do STR de São José da Tapera, Representante de Jovens do CIAT (Comissão de Implementação das Ações Territorias) no Médio Sertão, Membro da Comissão Estadual de Jovens, Jovem do Coletivo de Jovens do Médio e Alto Sertão de Alagoas; e Monitor do Curso de Agentes Culturais de Alagoas

Thiago Santos Gomes é do município de São José da Tapera

Nenhum comentário: