29 de janeiro de 2008

Formação continuada de jovens no sertão do Piauí

Promover a igualdade entre as pessoas e a participação integral na sociedade, em especial dos jovens, torna-se, na atualidade uma ação muito desafiadora. A interferência direta ou indireta nas políticas públicas é o que de fato possibilita essa inserção e conseqüentemente só irá acontecer mediante o processo formativo, educativo continuado, não se restringindo apenas a educação formal.
É com esse propósito que a Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato – PI vem trabalhando diretamente com o processo formativo de jovens, no momento atual atende diretamente a 25 jovens de comunidades rurais dos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias no Piauí, como apoio e incentivo a multiplicação das ações é realizado repasse de uma bolsa auxílio de R$200,00, os mesmos desenvolvem ações de multiplicação com as famílias das comunidades, além de envolver os jovens que vivem na comunidade em ações de sensibilização, para o desenvolvimento dessa ação a Cáritas recebe apoio da Petrobrás por intermédio do Proejto Vida e Dignidade no Sertão do Piauí. Existe também o acompanhamento técnico permanente a famílias de assentamento e comunidades remanescentes de QUILOMBO, no qual existe o resgate cultural e o envolvimento dos jovens na luta por políticas públicas de inserção, apoiadas pelo Projeto Dom Helder Camara-MDA/FIDA.
Acredita-se que a educação é a arma capaz de transformar realidades, o diferencial está na intenção em que a formação acontece, na qual voltamos os olhares e preocupações para a Convivência com o Semi-árido. Durante a trajetória de trabalho ao longo do ano, com a aplicação das ações formativas nas comunidades e diretamente com os jovens, tendo em vista o despertar para a fixação na região e mudança de olhar sobre a região em que se vive, percebemos a necessidade de uma formação sólida e capaz de subsidiar a atuação na comunidade e conseqüentemente a profissionalização da juventude e atuação direta com as famílias.
Ao longo do acompanhamento sistemático ao grupo conseguimos identificar potenciais para realizar o curso de técnico em agropecuária e saúde comunitária e conseqüentemente multiplicar o conhecimento para as comunidades rurais que necessitam do acompanhamento para a melhoria das técnicas utilizadas, ao mesmo tempo em que possibilita a re-construção da cultura e ampliação do uso dos potenciais e particularidades existentes.
Jovens, que durante toda a sua vida, sentiram na pele os aspectos inerentes à produção agrícola e manejo animal, de forma tradicional, oriundos de famílias simples e que não dispõe de recursos financeiros para assim custear estudo de qualidade e a partir da formação e acompanhamentos realizados, percebe-se o despertar para novos horizontes.
A vivência com a terra, o plantio, os animais, a falta de água nos períodos longos de estiagem, os possibilitou perceber a importância das atividades agrícolas e de manejo apropriado dos animais para a continuidade da vida (área urbana e rural), apesar de existir muita dificuldade no que se diz respeito a utilização de técnicas apropriadas e por existir uma série de modificações na estrutura social das comunidades a atuação como protagonistas e agentes de transformação traduz os resultados de atividades onde a idéia do (a) jovem é respeitada e consequentemente vista como importante para o cotidiano da comunidade.
Vale ressaltar que contamos, ainda, com o apoio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, no acolhimento e contribuição direta no processo formativo desses e dessas jovens, com o intuito de obtermos profissionais comprometidos e com um novo olhar para o acompanhamento técnico às comunidades rurais de nossa região.
Sendo o jovem do meio rural o agente mais importante no processo de reversão da atual situação, orientar o trabalho da Convivência com o Semi-Árido especificamente para o jovem, para que ele tenha na sua terra natal uma terra boa e próspera, onde possa desenvolver suas capacidades, e, então, poder escolher entre o ficar ou desenvolver as suas habilidades em outros espaços. Vê-se este espaço de capacitação e atuação junto à comunidade, que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas seja através do acesso à renda (melhoria da produção familiar), de uma melhor relação de gênero e geração, através de um salto da compreensão de sua cultura, seu ambiente. Um novo olhar sobre a realidade local.


Adelson Dias de Oliveira

Pedagogo, licenciatura plena, Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA – CE। Coordenador pedagógico Cáritas Diocesana de São Raimundo Nonato - PI

Um comentário:

MF Rural - Produtos Agrícolas disse...

Parabéns pela iniciativa.

Visitem nosso Blog Rural e nosso Site Rural

Abraços!