14 de março de 2008

TRD Pesquisa: Ações Juvenis para Superação da Violência na região do Submédio São Francisco

Companheiras e Companheiras
Realizamos em 2005 a pesquisa sobre as Ações Juvenis para Superação da Violência na região do Submédio São Francisco. A pesquisa é fruto da parceria de KOINONIA e Pólo Sindical para a superação da violência daquela região. E com o intuito de socializar os resultados da pesquisa, iremos publicar durante este mês alguns informações da pesquisa.
Boa leitura!

Ações Juvenis para Superação da Violência na região do Submédio São Francisco

Apresentaremos, deste mês, os resultados da pesquisa desenvolvida por KOINONIA, em parcerira com a CESE , realizada com jovens nos municípios de Rodelas e Macururé (BA); Jatobá, Floresta, Belém de São Francisco, Orocó e Santa Maria da Boa Vista (PE), todos os locados na região do Submédio São Francisco.
O objetivo da pesquisa foi avaliar as percepções da violência, da superação da violência e dos efeitos das ações da juventude rural no Submédio São Francisco. Além disso, a pesquisa também pretendeu mensurar os impactos das ações de KOINONIA e Pólo Sindical dos Trabalhadores Rurais do Submédio São Francisco desenvolvem, por meio do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos, atividades sócio-educativas de caráter político organizativo e de formação cultural para os jovens da região.
A pesquisa foi realizada por 14 jovens da região capacitados por KOINONIA e pelo Pólo Sindical. Entre abril e maio de 2005, o grupo aplicou 712 questionários, entrevistando principalmente jovens moradores da região do Submédio São Francisco.

Percepção da Violência na região

Os dados da pesquisa mostram que a população pesquisada reconhece a violência como um fenômeno social, interpessoal e político, que afeta a vida cotidiana na esfera pública e privada. Os resultados apontam que a região do Submédio São Francisco é bastante violenta, tendo uma incidência maior de crimes contra a pessoa - até mesmo relativas às condições de trabalho - que contra o patrimônio, como em terras de pequenos agricultores.
Também foi constatada uma incidência preocupante de violência doméstica, principalmente contra as crianças. A maioria dos entrevistados acredita que a maior parte das ações violentas seja cometida por jovens e sofrida por eles. O crime mais citado com cometido e sofrido pela juventude é o homicídio.
Por outro lado, a pesquia mostrou que os jovens da região acreditam na possibilidade de superação da violência. Segundo eles, a saída principal para isso seria implantar um modelo de ações sócio-educativas. A juventude camponesa sertaneja tem um atitude de indigação em relação á violência e a considera como um fenômeno anormal. Para eles as ações violentas possuem uma face política que exige resposta políticas.

Jovens pesquisadores

Priscila Chagas - Assistente do Programa TRD

Nenhum comentário: