25 de março de 2008

TRD Pesquisa: Possibilidades de Superação da Violência

Companheiros e Companheiras
Continuamos a socializaão da pesquisa "Ações Juvenis para Superação da Violência na região do Submédio São Francisco". A foi promovida por KOINONIA/CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço), desenvolvida por meio de questionários aplicados por 14 jovens rurais pesquisadores, todos ligados ao Coletivo de Jovens do Pólo Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais do Submédio São Francisco PE/BA. Os municípios pesquisados foram: Rodelas e Macururé, na Bahia; Jatobá, Floresta, Belém do São Francisco, Orocó e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco. Foram aplicados 712 questionários.

Possibilidades de Superação da Violência
A pesquisa demonstra que 92% dos entrevistados apontam indícios de violência em seu município (Veja o Gráfico 1), esta percepção de violência gera sentimentos de impotência, temor e paralisia. Ao serem questionados sobre as respostas a violência, os entrevistados responderam que: o agressor deve controlar-se (46,2%), que uma agressão não deve ser respondida com uma agressão maior (64,9%) e a sociedade deve controlar a violência por meios pacíficos (68,8%). A pesquisa aponta que ações violentas devem ser enfrentadas por meio de comportamentos não‑violentos para a sua superação.
Gráfico 1
Uma das verificações que a pesquisa identificou foi como se representa para as pessoas a possibilidade de construir ações para a superação da violência. A possibilidade da superação da violência é afirmada por 90% dos entrevistados (Gráfico 2). Para KOINONIA, e também para a juventude sertaneja nordestina com quem se trabalha, superar a violência é afirmar os direitos.

Gráfico 2

Segundo 86,5% dos entrevistados os sentimentos religiosos favorecem ao engajamento em ações de superação da violência. Sobre a modalidade das ações que contribuem para a superação da violência e devem ser valorizadas, 26,7% da juventude sertaneja nordestina indicou as ações educativas e de lazer; e 27,9% as ações de geração de renda e redução do desemprego. Para 93,4% dos entrevistados a formação em direitos humanos dos policiais contribuiria para a superação da violência.
Em relação aos promotores de ações em vista da superação da violência os mais indicados são os movimentos sociais (18,40%), as comunidades religiosas (11,38%) e o poder público (2,94%). Uma parcela dos entrevistados (8,85%) mencionou a necessidade de uma política de segurança pública com a presença ostensiva de policiamento.


Priscila Chagas - Assistente do Programa TRD
----
Os resultados da pesquisa “Jovens superando a violência no Submédio São Francisco” foram publicadas nas edições de 2006 do Palavra de Jovem Rural. Visite o site de Koinonia (www.koinonia.org.br) e leia o relatório executivo dessa pesquisa.

Um comentário:

Anônimo disse...

se o senhor padre pina e um dos promotores da violencia como e possivel falar sobre isso. poca vergonha.