23 de julho de 2009

ARTIGO - Juventude rural: ampliando as oportunidades

"Fixar o homem ao campo": poucas expressões são tão populares e, ao mesmo tempo, nocivas a uma política de desenvolvimento rural capaz de mobilizar as melhores energias da juventude. "É poste, e não gente, que fica parado num só lugar", gostava de dizer o saudoso José Gomes da Silva, nome emblemático da luta pela reforma agrária no Brasil. E em nenhum outro momento da vida a mobilidade, o desejo de viver novas experiências e correr riscos são maiores que na juventude. Além de ser um traço característico da juventude, o impulso para a inovação é evidentemente útil para a sociedade como um todo.
Para que a propensão dos jovens à inovação se realize, entretanto, é necessário um ambiente social que estimule o conhecimento e favoreça que as novas idéias tenham chance de se tornar empreendimentos. Uma das maiores doenças de nosso tempo está exatamente na incapacidade de as sociedades contemporâneas oferecerem perspectivas para que a inovação se concretize em projetos - privados ou sociais - construtivos.
Para isso, o mais importante é que o destino dos jovens não esteja traçado de antemão desde seu nascimento, como fatalidade. Ora, o pressuposto da tão propalada "fixação do homem ao campo" é que não há melhor caminho para os jovens rurais que sua transformação em agricultores. Há dois equívocos nesta suposição. leia mais...
"Para que a propensão dos jovens à inovação se realize, entretanto, é necessário um ambiente social que estimule o conhecimento e favoreça que as novas idéias tenham chance de se tornar empreendimentos"

Ricardo Abramovay

Link: http://www.creditofundiario.org.br/materiais/revista/artigos/artigo05.htm

Nenhum comentário: