12 de novembro de 2007

Observações e idéias...

Passarei a contar faz é a mais pura e realidade do jovem camponês rural sertanejo. O que pude relatar é que a maioria dos jovens, em suas comunidades, se sente aprisionado e não é em cadeia mas as circunstânciadas em que eles se encontram atualmente. O jovem, de certa forma, pensa no melhor não só pra ele e sim também pra sua comunidade, seu municipio, seu estado, seu país e até para o mundo!

Calma! Calma!

A dura e cruel realidade, desses jovens, é a falta de comunicação e de interagir com outros jovens. Os próprios jovens nos lugares onde andei e o sentimento de culpa. Apesar de não ser ser culpado, mas por não encontrar força para alimentar aqueles jovens. É duro! Você jovem com tanto talentos disperdiçados e por não ter quem acredite neles. Isto tem que muda!

Fui na cidade de Itacuruba (PE) e tive a oportunidade de falar e conhecer alguns jovens. Em uma conversa, que foi muito interessante, uns jovens falavam dos anseios, sonhos e realizações. A jovem, que atende por nome de Wêdja, falava que a comunidade estava um pouco sólida - ou seja faltava algo que complementasse o solo. E assim outros jovens colocaram as mesmas dificuldades.

Um problema, chamou atenção, foi a questão dos jovens estarem, cada vez mais, envolvidos com bebidas alcoólicas. É grande o número de jovens que consomem alcool. E, creio juntamente com KOINONIA, podemos fazer alguma coisa para mudar este quadro. Pois não é um dever nosso, mas termos que dar a nossa contribuição.

Em outra cidade, em Floresta (PE), a situação não é diferente. O jovem passa pela mesma coisa! Não é facil a situação daqueles e não pude ter muitas informação, pois os mesmos dali pouco caso da juventude. Quando o propósito é juventude e Movimento não dá ânimo, alegria e muito menos entusiamos. É preucupante o que se pensa sobre o jovem, naquela localidade. Precisamos de incentivar a organização dos jovens e, principalmente, pessoas que acreditem em nosso potencial.

Precisamos de todo apoio possivel! Algo deve ser feito e urgentemente! Já! Agora!

Calma calma!

Tenho muito que contar! No momento falarei apenas dessas duas cidades em que passei uns oito dias fazendo pesquisa e observando a realidadedos jovens. É um alarmante, pois nunca em toda minha vida ouvi tantos depoimento chocantes e preocupantes! Precisamos fazer algo por estes jovens! Vamos nos mobilizar na busca de melhoria e mecanismos que possamos interagir de modo prática e eficaz!

Carlos André

Jovem rural do município de Santa Maria da Boa Vista (PE)

Nenhum comentário: