20 de novembro de 2008

Comentário sobre o encontrão dos Coletivos de Jovens Rurais do Sertão de Alagoas e do Submédio São Francisco, da 3ª etapa do Curso de Culturais Jovens Rurais do Submédio e do Sertão de Alagoas e Ex Cursistas, realizado nos dias 14,15 e 16 de novembro de 2008 em Glória - BA.
Em um espaço acolhedor e acochegante, todo esse grupo teve a oportunidade impa de através da KOINONIA, EQUIP e entidades parceiras, concluir o Curso de Agentes Culturais Jovens Rurais, de proporcionar o encontro dos coletivos de jovens rurais e o mais importante, fazer o planejamento para as realizações de 2009.

Da chegada até a volta foi um tesouro de aprendizagem.

O encontro foi muito criativo e dinâmico, chegamos ao local na manhã do dia 14 e fomos muito bem acolhidos, após o almoço iniciamos as atividades com a presentação dos participantes, por sua vez de forma muito criativa, a apresentação foi feita por município e estado, logo após a apresentação a turma foi separada em três grupos, o pessoal que fizeram a 3ª atapa do curso de agentes culturais do Submédio, os que fizeram a 3ª etapa do curso de agnetes culturais do Sertão de Alagoas e os Integrantes dos coletivos do Submédio São Francisco e do Sertão de Alagoas e ex cuesistas, que fizeram o curso contínuo de lidernças.

após a separação dos grupos os cursistas foram realizar a 3ª etapa do mesmo e nós dos coletivos e ex cursistas iniciamos o curso de lederança com trabalhos em grupos, fazendo uma retrospectiva das ações da juventude que já aconteceram nas nossas bases e cada grupos iria tirar 2 ações que foram mais importantes "ou seja" que tiveram maior impacto, para apresentar ao grupão, as apresentações eram todas realizadas de formas bem dinâmicas e sempre envolvia o grupo.

Uma das pertes mais positivas do encontro foi a apresentação das ações que os cursistas realizaram, que foi com uma feira, onde todos faziam rodízio e de forma dinâmicas todas acabavam se envolvendo em cada ação.

Foram apontadas também algumas ações para serem realizadas por cada município que ali se encontrava e a proposta eleita por nós dos coletivos, ex cursistas e cursistas, foi o Encontro Municipal, que tem como tema: JUVENTUDE E PARTICIPAÇÃO POLÌTICA, lembrando que esse ação teria que englobar as questões de segurança, produção e o bom uso da água, são normas que o grupo determinou, pois são prioridades nas nossas realidades. E esta ação, se realizada, contemplará todas essas necessidades primordiais.

Com todos os participantes falamos Também da REJ - Rede Ecumênica de Juventude do Nordeste pela promoção dos direitos das juventudes. A REJ surgiu a partir da Primeira Jornada Ecumênica da Juventude que aconteceu em dezembro de 2007 em Salvador - BA, lá nós caracterizamos esta rede e elegemos 4 (quatro) ênfases que foram, Educação e Cultura, Saúde, Transporte e a participação polítida da juventude.
A REJ nosrdeste tem uma coordenação e um articulador, este articulador tem o papel de promover o diálogo entre a coordenação, assim recebendo informações sobre os ações da juventude e socializar as mesmas com os demais integrntes da coordenação e a coordenação por sua vez fazer chegar a sua base e assim divulgar as ações da juventude.
E foi informado que a 2ª jornado ecumênica acontecerá de 05 à 07 de dezembro de 2008 em Recife - PE e nessa 2ª jornada temos o interesse de potencializar essa rede da juventude e fazer acontecer algumas demanda que não foram realizadas.
O encontro foi avaliado como: Construtivo, Positivo e dinâmico e fizemos o encerramento com as entregas de certificados.

Frase do Ex Cursistas e integrante do Coletivo de jovens do Serão Alagoano Oscar Allan:
Foi para mim, uma grande honra, ter participado do curso de agentes culturais jovens Rurais, pois foi lá no curso onde começei a descobrir e valorizar todos os DHESCA -Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais, Ambientais, Civís e Políticos, achei que a minha contribuição na realização em quanto cursista foi muito boa, mas ainda ficou longe de transformar a nossa sociedade então começei a participar do Coletivo de Jovens do Sertão de Alagoas e assim poder continuar realizando ações que fortaleçam a juventude e ainda ajudar nas ações dos cursitas. a partir do curso também me preocupei em participar de espaços cabívéis a juventude, hoje sou Coordenador de Jovens do STTR de Pão de Açúcar, faço parte da diretoria do FIJR - Fórum Intermunicipal de Juventude Rural e represento a juventude na CIAT - Comissão de Implantação das Ações Territoriais da Bacia Leiteira no Sertão de Alagoas e por isso espero que este curso que as vezes nos ensina mais que uma escola formal nunca pare, pois muitos jovens dependem dele para ingreçar e descobrir sua militâncias.

Essa foi um pouco da minha história.
E não se esqueçam;
"JUVENTUDE RURAL, FAZENDO DO PRESENTE A CONSTRUÇÃO DE DIAS MELHORES".
Abraços.


Poliana Maria Oliveida integrante do Coletivo de Jovens Rurais do Sertão de Alagoas
Oscar Alan Gomes dos Santos Integrante do Coletivo de Jovens do Sertão de Alagoas.

Um comentário:

Unknown disse...

Participar desse processo para mim foi muito gratificante,pois apartir dai pude me reconhecer como um jovem de atitude ecumênica em meio a sociedade juvenil que acompanhada pelo KOINONIA, fazer parte do processo de aprendizagem desse grupo foi e sempre será uma honra, espero poder participar de outros mais, pois além de tudo o que já aconteceu existe propósitos mais definidos para nós jovens.