16 de março de 2010

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DA FETAG/AL.

Vida Sindical

Thiago Santos Gomes.

1989 nasci e iniciei minha vida na comunidade sitio capim grosso município de são Jose da tapera no estado de alagoas, filho de agricultores familiares.
Em 97 veio morar na sede da cidade onde neste período estudei e trabalhei na propriedade da família, sitio capim grosso na zona rural do município,
Em 2003 a comunidade foi contemplada com uma biblioteca rural arca das letras, onde comecei a desenvolver uma atividade voluntária como agente de leitura, este projeto chegou a comunidade através do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras do município,
Em 2005 ouve uma seleção para um participar um curso promovido pelo msttr de qualificação profissional para jovens rurais. O qual era o consorcio social da juventude rural., o curso durou de meados de 2005 a meados de 2006,
Em 2006 após terminar propomos ao STTR a criação de um grupo de jovens dentro do sindicato que desenvolvesse ações que buscassem melhorar a vida do jovem trabalhador rural onde os humildes objetivos foram apresentados a representação de comunidades rurais. Ainda em 2006 através da articulação com o coordenador de jovens do pólo da bacia leiteira na época o jovem do STTR de Pão de açúcar Cledilson, conquistamos a participação no 1º festival nacional da juventude rural realizado pela CONTAG, em Brasília distrito federal. “Foi a primeira vez que um jovem rural de são Jose da tapera experimenta ir a Brasília lutar por direitos da juventude taperense.
E 06 de fevereiro de 2006 é criada a comissão municipal de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais do STTR de são Jose da tapera. Com representantes de varias comunidade rurais do município. Logo ocupamos lugar de suplente da coordenação de jovens do pólo sindical da bacia leiteira e uma cadeira na CEJTTR da FETAG AL.
Em 2007, inicia na comissão um trabalho de envolvimento de parceiros para o trabalho com juventude, onde desenvolvemos algumas ações junto com a organização com o NUDEC, destacase o 1º festival interestadual juventude a agro ecologia, onde participei como organizador de atividades do evento, destacando a participação em uma oficina ministrada pelo Educador Marcos jetai, que teve como tema juventude e reforma agrária. .
Ainda em 2007no mês de junho, O nudec foi convidado a indicar alguns jovens para participar de um curso de formação de educadores populares para desenvolver um curso de formação de agentes culturais jovens rurais, a formação monitores aconteceu em Petrolândia Pernambuco. onde fomos eu e Vanessa de alagoas. Nos ficamos incumbidos de desenvolver a formação de agentes culturais jovens rurais em alagoas.
Formamos a 1º turma de agentes culturais jovens rurais, com isso solicitamos a inclusão da CMJTTR de STTR de Tapera no Coletivo de Jovens do sertão de alagoas. Onde no mês de setembro fui indicado para representar a articulação de jovens do sertão de estado no 1º fórum social nordestino que teve como tema; “por um outro nordeste possível” foi um evento muito bom a primeira vez que pisei na terra de todos os santos, Capital da Bahia, Salvador. E em dezembro, a comissão jovens de tapera, vai com dois jovens do STTR na caravana do coletivo de jovens do sertão para a 1º jornada ecumênica de juventude do nordeste, um momento onde a juventude do nordeste concebeu a criação da Rede Ecumênica de Juventude Do nordeste. Neste evento elegem meu nome para coordenar o coletivo de jovens e fazer parte de coordenação da REJU NE,
Conquistamos em 2007 um espaço com voz e voto na comissão de implementação territorial (ciat) do médio sertão de alagoas. Fomos o primeiro grupo de jovens a buscar fortalecer o protagonismo de juventude na política de desenvolvimento territorial.
Em 2008 no inicio participamos de um grande processo de proposição de políticas publicas para a juventude realizando varias conferencias livres pelo sertão do estado e no agreste fomos eleitos delegados (as) para a 1º conferencia Estadual de Políticas Publicas para Juventude . onde tive a oportunidade de participar da 1º Conferencia nacional de políticas publicas para a juventude em Brasília DF.
Realizamos no ano de 2008 o primeiro forro do sitio com a participação de 180 jovens rurais onde construímos uma carta política que deu origem a uma assessoria municipal de desenvolvimento social sustentável que busca construir uma política municipal de geração de oportunidade trabalho e renda para a população menos favorecida.
No ano de 2008 fui selecionado pela federação dos trabalhadores na agricultura
(fetag) do estado de alagoas representando a juventude para participar da Escola de Formação da contag – no seu II curso de formação política – ideológica, promovido pela confederação nacional dos trabalhadores na agricultura (contag).
Participei o I enafor realizado em Luziânia estado do Goiás onde demos passos importantes na construção da política nacional de formação para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso pais.
Ainda no ano de 2009 participei junto com uma delegação de jovens alagoanos da primeira plenária nacional da juventude rural; onde discutimos e construímos propostas da juventude para o documento base do 10º Congresso da contag
Participei como delagado desta grande congresso onde construímos valorosas propostas para melhorar a vida do trabalhador a da trabalhadora rural do Brasil.
De 2008 a 2009 fui Facilitador da rede ecumênica de juventude do nordeste. Compondo uma equipe nacional, onde desenvolvemos ações voltadas a promoção afirmação e reparação de dos diretos da juventude rede esta que hoje ocupa uma cadeira no conselho nacional de juventude (conjuve).
Em 2009 realizamos em tapera realizamos o Curso de agentes culturais jovens rurais em São Jose da tapera. Com dois jovens nascidos de nosso processo de organização sendo os educadores os monitores do curso.
Participei como educador participante e colaborador da ENFOC-NE, onde saímos muitos fortalecidos no sentimento do ser militante comprometidos com a implementação do PADRSS e com MSTTR.
Este ano de 2010 participamos do terceiro congresso da FETAG/AL, estive neste congresso como delegado do STR de São Jose da tapera, e candidato a secretario de meio ambiente da fetag. Na composição da chapa unidade na luta encabeçada pelo companheiro genivaldo Oliveira.
Agora respondo pela secretaria de meio ambiente da federação estadual dos trabalhadores na agricultura do estado de alagoas sempre acreditando que. Dias melhores podem não ser utopia.


Thiago Santos Gomes

Telefone Fetag:(082)32234649 / 33267374.Celular: (082) 93357071.

STTR de São José da Tapera/AL.

Secretario de Politica de Meio Ambiente da FETAG/AL.

"O verdadeiro Revolucionario é movido por um forte sentimento de Amor".

Dias melhores Podem não ser Utopia! juntos por um desenvolvimento sustentavel e solidario.

Antes de imprimir pense em seu compromisso com o Meio Ambiente

3 comentários:

Unknown disse...

É isso ai Thiago, você é muito importante para S. J. da Tapera e Alagoas. Com sua articulação, da exemplo de como é importante trabalhar em prol dos jovens trabalhadores rurais.

Brink e Festa disse...

Parabéns por suas conquistas, me surpreendi com sua história realmente você não chegou onde vc está por acaso!

Palavra de Jovem Rural disse...

Thiago agradece os comentários!