6 de maio de 2008





JOVENS RURAIS QUE FAZEM PARTE DO (FIJR) FÓRUM INTERMUNICIPAL DA JUVENTUDE RURAL DESENVOLVEM O PROJETO AGRO-AVES.
Projeto Agro-Aves




01- APRESENTAÇÃO:

O presente projeto tem como objetivo a inserção dos jovens do Fórum Intermunicipal da Juventude Rural nas atividades do meio rural, incentivando a juventude a descobrir sua identidade cultural, além de contribuir com a ocupação os jovens na agricultura reduzindo o êxido rural.
É fundamental que os jovens se assuma como agricultor, e faça uso das informações adquiridas no decorrer desses dois anos de formação sobre agroecologia.
Com a implantação dessa unidade demonstrativa, será trabalhado com um sistema agroflorestal, criação de galinhas brancas e porcos.Onde servirá como modelo para o envolvimento de outros jovens que se encontram a mercê da violência, desemprego e exclusão social.
Apartir da Formação de um sistema solidária participativa os jovens estarão trabalhando para o bem coletivo, desenvolvendo assim o espírito comunitário solidário, que, com seis meses após a implantação do projeto esse número de jovens será duplicados. Nesse período estará sendo trabalhado fomentado a proposta de se criar nas comunidades o grupo de ajuda mutua (GAM)

02- JUSTIFICATIVA:

A vida dos jovens sertanejos é muito sofrida, onde a concentração de terra está nas mãos de poucos, que são os que mais ganham, ditam as regras transformando os pobres, em massa de manobra a dependência para tudo desde a compra de um quilo de alimento a ter um pedaço de terra, para fazer sua roça, de onde parte da produção é destinada ao proprietário. Após concluir o ensino médio por falta de emprego ficam a mercê da violência, outros vivem como diaristas quando aparece algum dia de serviço que custa de sete a dez reais no inverno, pois no verão essa oferta cai drasticamente, forçando o deslocamento dos jovens a procurar trabalhos nas cidades, região canavieira e outros estados colocando sua vida em risco viajando em pau de arara.
Preocupado com esse quadro, foi que o Fórum Intermunicipal da Juventude Rural propôs a reutilização do Aviário que esta desativada há 04 anos, com o projeto Agro-Aves, vendo que este projeto esta localizado no Povoado Impoeiras onde o consumo de frango é aproximadamente 400 por semana, estando também muito próximo as comunidades de Lagoa de Pedra, Meirús, Rua Nova e Machado, que consumem frangos, vindos aproximadamente 150 km de distância, por que na região não há produção de frangos de corte. Planejado com o propósito da produção e educação ambiental, além da geração de ocupação e renda, criando o espírito comunitário solidário participativo. Trazendo o projeto Agro-Aves, como atividade dos jovens agricultores familiares. Estaremos oferecendo aos jovens á oportunidade de lutar por uma vida melhor.




03 - OBJETIVOS

Objetivo Geral:

Ø Jovens Agricultores desenvolvendo atividades do meio rural, Implantando projeto economicamente sustentável, através de ações econômica social e ambiental contribuindo com a formação de novos atores sociais.
Objetivos Específicos:

a) Resgate da Identidade Cultural dos jovens
b) Envolver a juventude no processo de produção, (atividade coletiva).
c) Gerar ocupação e renda para a juventude.
d) Desenvolver sistemas agroflorestais

Meta -1 Implantação de um programa de formação continuada para jovens agricultores
Meta -2 Implantação de um programa de vendas sustentável para os jovens agricultores
Meta -3 Implantação de um programa sistemático de sistema Agroflorestal do meio ambiente

04- Funcionamento do programa

Este projeto consiste na Produção de galinhas brancas, porcos e implantação de Hortas e um sistema agroflorestal, será trabalhado inicialmente com 05 jovens que compõem o Fórum Intermunicipal da Juventude Rural. Conforme critérios estabelecidos. Inicialmente os jovens comercializaram 200 galinhas semanal, após três meses o número será duplicado, com isso os jovens poderão conquistar uma renda mínima para a sua permanência na comunidade. A aquisição das aves será realizada semanalmente, após a saída de cada lote. A após quatro meses de implantação do projeto será realizado a aquisição de 09 matrizes e um reprodutor (porcos) além da reativação da horta e um sistema agroflorestal.
No momento da entrega das aves os jovens se comprometerão a fazer uso da unidade, zelar pelo espaço cedido pelo NUDEC.
Com a comercialização das aves e dos porcos no período planejado, será rateado as despesas e o lucro será divido sendo 50% para ambas as partes. Após seis meses novos jovens serão inseridos no projeto.

05 - Procedimentos

Para implantação do projeto será formado uma comissão composta por 04 representante do FIJR e do NUDEC para monitoramento das atividades.
Os animais serão adquiridos nos municípios de Sergipe, Arapiraca e outros, quanto à qualidade destas aves serão previamente avaliadas pelo técnico, responsável, o qual fará a compra junto com um ou dois dos jovens envolvidos com o projeto Agro-Aves.


Observação:
- Caso os jovens não demonstre interesse com o a unidade produtiva, estes jovens serão substituídos por outros jovens do FIJR ou outras pessoas das comunidades.
- Após um ano da implantação do projeto será renegociada a forma de divisão dos lucros.

06 - CRITÉRIOS PARA PARTICIPAR DO PROJETO

1- Jovens já inseridas no Fórum da Intermunicipal Juventude Rural.
2- Os Jovens que demonstrarem aptidão pela criação e desenvolver sistema agroflorestal (durante a seleção dos jovens)
3- Participar de eventos voltados para a atividade.
4- Ter disponibilidade de ficar no local e acompanhar a produção
5- Assumir o compromisso de comercialização dos produtos.

Estes animais irão beneficiar a unidade demonstrativa Agro-Aves, utilizado por cinco jovens do FIJR esse número de jovens poderá aumentar de acordo com a necessidade do programa. Dependendo do acerto feito entre o FIJR, como também a substituição caso os mesmos não cumprirem os critérios estabelecidos pelo projeto.




PUBLICADO POR: OSCAR ALLAN GOMES DOS SANTOS, Coordenador da Comissão Municipal de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Representante do Fórum Intermunicipal da Juventude Rural e Representante do Coletivo de Jovem do Sertão de Alagoas





Nenhum comentário: