7 de maio de 2008

JUVENTUDE E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL


O desenvolvimento rural apartir de uma visão territorial vemos hoje como uma alternativa viável de promoção do desenvolvimento rural sustentável e solidário.
Tendo em vista que desenvolvimento rural sustentável e solidário não é só projeto de infra-estrutura ou de produção, vai alem.
Desenvolvimento é o efeito de desenvolver, promoção do crescimento e causando o progresso, para promoção deste efeito de desenvolver em nível de um território rural precisamos valorizar cada geração dentro de suas especificidades de demandas de investimento dos governos e valorização da sociedade civil no apoio as lutas por identidade. Fazendo isto estaremos progredindo.
Um território se organiza apartir de uma identidade cultural se identificando na cultura popular nas tradições festivas, nos tipos de produção, existe semelhanças fortes no modo de viver.
O meio rural do território do médio sertão alagoano tem uma juventude sofrida que vê os seus direitos serem violados constantemente. Sejam eles econômicos, sociais, culturais. Ambientais, civis ou políticos. Ter uma visão de desenvolvimento rural sustentável e solidário é lutar como território para superação da violação destes direitos.
A juventude tem se organizado de diversas formas para superar as dificuldades impostas pelo sistema de vida de nossa sociedade, podemos encontrar jovens organizados em associações diversas da zona rural, clubes ou times de futebol, grêmios estudantis, nos sindicatos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em pastorais de igrejas, em grupos de proteção ao meio ambiente, em ações de ONG’s que envolve voluntários, em cooperativas, os jovens estão dentro de varias formas de organização. Nosso território do médio sertão conta com jovens que acreditam em dias melhores.
A juventude precisa se envolver e participar da construção do modelo de território que queremos, através do protagonismo juvenil com jovens sendo também atores e autores da construção coletiva do desenvolvimento o território rural do médio sertão de alagoas.
Nos jovens estamos ocupando um espaço que nos pertence enquanto segmento de sociedade, entendemos que a juventude precisa muito da contribuição das outras gerações para conseguir alcançar seus objetivos.
Não da para pensar em desenvolvimento rural sustentável e solidário (DRSS), sem pensar nos jovens porque jovem é presente e que quer e precisa lutar fortalecer a militância por dias melhores, sem exclusão, sem opressão, com igualdade, tendo uma sociedade com renda redistribuída. Precisamos construir uma sociedade de igualdades, com solidariedade, onde possamos gozar de nossos direitos onde haja a promoção de paz para o homem.
A criação de uma comissão para discutir as demandas especifica da juventude apartir do território causara um efeito do progresso de sustentabilidade e solidariedade com jovens participando como sujeitos da construção da nossa historia.
Vamos mostrar que jovem é responsável, jovem tem conteúdo, que a juventude não é o que muitos pensam ou dizem, nos jovens somos capazes de contribuir com a mudança, que temos compromisso com o futuro.
Não temos malicias mais temos esperança e acreditamos numa nova forma de fazer sistema de solidariedade.
Mais precisamos participar da construção pra transformar a dar os rumos que queremos para nossa historia.
Se nós organizarmos, nos unirmos seremos fortes.
Valeu galera!
Juventude com nossa mocidade, sagacidade, esperança, e força de vontade. Vamos lutar contra a desigualdade e fazer com que o território do médio sertão caminhe no rumo de um desenvolvimento rural sustentável e solidário. Pois muitas coisas só mudam quando são mudadas.

Texto de: Thiago Santos Gomes Coordenador da comissão de jovens do STTR de São Jose da Tapera AL

Nenhum comentário: