27 de junho de 2007

Agroecologia em Alagoas

Agroecologia é sistema ecológico de trabalhar com hortas e animais de um modo que não use agrotóxico em suas plantações e não usem remédios, de farmácia, nos seus animais. Segundo algumas pesquisas indicam que essas práticas são uma das maiores causas de morte atualmente no mundo. E hoje o que nós podemos fazer é conscientizar e mostrar que nós podemos ter nossos alimentos saudáveis sem que seja preciso usar agrotóxico.

No município de Ouro Branco, em Alagoas, temos o trabalho de jovens ADL (Agente de Desenvolvimento Local). Estes jovem recebem uma bolsa para acompanhamento de pequenos agricultores em vinte e uma comunidades, daquele município. Os jovens têm como compromisso passar para os agricultores à importância de não fazer desmatamento e queimadas. E para os animais procurar tratar com remédios de plantas medicinais que temos muitas em nossa região.

Já em Poço das Trincheiras, do estado de Alagoas, procuramos passar para os líderes comunitários à importância das nossas matas e que devemos abandonar as queimadas e a degradação do meio ambiente através de muretas de pedras na plantação em curva de nível e estarmos preservando, principalmente, as árvores ao lado das nascentes.

O que vem acontecendo muito, em nossa região, é o desmatamento ao lado das nascentes. E temos muitas nascentes que já não existem mais e outras estão se acabando. É uma historia triste, mas é a realidade. Tudo por causa do desmatamento, sabemos disso, e precisamos nos conscientizar e ao povo. Afinal não podemos fazer uma “marvadeza” com quem não mexe com a gente.

Fico muito orgulhoso vendo algumas nascentes ressuscitando através, deste trabalho, de não desmatar principalmente ao lado das nascentes e as árvores estão recompondo ao seu hábitat. Habitat este de onde nunca deveriam ter saído. E ainda é muito gratificante ver à volta dos animais e pássaro para suas casas.

Odirlan Cirilo
Jovem rural, agricultor e Agente Cultural de Poço das Trincheiras (AL)

Odirlan Cirilo é do município de Poço das Trincheiras do estado de Alagoas.

Vanessa Barreto
Jovem rural, agricultora, agente cultura e jovem ADL.

Vanessa Barreto é Ouro Branco do estado de Alagoas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só uma correção:
As práticas que causaão morte são as práticas com agrotóxicos.
Odirlan Cirilo

Anônimo disse...

Sou estudante de agronomia da Ufal arapiraca e gostaria de ter mais informações sobre estes projetos.

Se puder entrar em contato agradeço
meu e-mail é: cris-marinho@hotmail.com

Anônimo disse...

Parabéns Odirlan e Vanessa por esta iniciativa. Vamos fazer deste portal um espaço de interações e troca de experiências sobre o emvolvimento do jovem com a agroecologica.
Então, para começar, fica o Informe: que em maio estará sendo realizado o X ERA (Encontro Regional de Agroecologia do NE), que será realizado em Rio Largo no Centro de Ciências Agrárias, esta sendo organizado pelo Grupo Agroecológico Craibeiras da UFAL.
Divulgem e participe!!

Adriano Jorge