27 de junho de 2007

Trabalhadores preparam terra para plantio em área ocupada de Cabrobó (PE)



Articulação Popular São Francisco Vivo

27/06/2007 - Continua ocupação e acampamento nas obras do canal norte do projeto detransposição, do governo federal, em Cabrobó (PE). A Advocacia Geral daUnião deu entrada no pedido de reintegração de posse, mas o número demanifestantes aumentou hoje (27) para cerca de 1500 pessoas que preparam aárea para plantio de alimentos e espécies nativas.

Os ocupantes afirmam que qualquer ação referente à reintegração de posse sóserá organizada após expedição de ordem pelo juiz federal responsável, dacomarca de Salgueiro (PE).

A ação acontece de modo pacífico, envolve organizações sociais, movimentospopulares, povos e comunidades tradicionais dos estados de Alagoas, Sergipe,Pernambuco, Bahia e Ceará. É mais um ato que exige o arquivamento do projetode transposição. Além disso, o povo indígena Truká afirmar ter direito sobreo território e faz a retomada das terras.

Segundo informações dos povos indígenas daquela região, o local é umaconfluência de três fazendas: Trucutu, Toco Preto e Mãe Rosa. O mesmo foivisitado recentemente pelo ministro da Integração Nacional, Geddel VieiraLima.

Hoje pela manhã os trabalhadores se reuniram em assembléia e participaram demomentos de formação. A tarde o grupo deverá fechar o buraco escavado peloexército para receber Geddel, na área de tomada das águas, além de arar aterra, plantar mudas de plantas típicas da mata ciliar e alimentos comofeijão, milho, abóbora e melancia.

Bispo se junta a acampamento.

Os bispos diocesanos de Barra (BA), Dom Luiz Cappio, e o de Juazeiro (BA),Dom José Geraldo devem visitar amanhã (28) pela manhã o acampamento. Elesirão reforçar a ação e participar de um momento ecumênico com osmanifestantes.

Cappio é o bispo que, em outubro de 2005, fez uma greve de fome em protestoa transposição e em fevereiro, desse ano, enviou carta ao presidente Lulacobrando compromissos firmados de organizar debates sobre o projeto. O atodeu início à uma ‘jornada de lutas’ que culminou com um acampamento, entreos dias 12 e 16 e março, em Brasília (DF).

Serviço:Acampamento em Cabrobó (PE)
Local – BR KM 29, entre Cabrobó e Orocó (PE)
Pessoas – 1500

Envolvidos:
MST - MPA - MMC - MAB - APOINME - MONAPE - CETA - SINDAE -CÁRITAS - CIMI - CPP - CPT - ASA - AATR - PJMP - CREA/BA - SINDIPETRO AL/SE- CONLUTAS - Federação Sindical e Democrática de Metalúrgicos do Estado deMG - Terra de Direitos - Fórum Nacional da Reforma Agrária - Rede Brasileirade Justiça Ambiental - Fórum Permanente em Defesa do Rio São Francisco / BA- Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Norte de MG – Fóruns deOrganizações Populares do Alto, Médio, Submédio e Baixo São Francisco -Frente Cearense Por uma Nova Cultura da Água Contra a Transposição - ProjetoManuelzão/MG - STRs, Colônias de Pescadores, Comunidades Ribeirinhas,Indígenas, Quilombolas, Vazanteiras, Brejeiras, Catingueiras e Geraiseirasda Bacia do Rio São Francisco

Contatos:
Josivaldo (MAB): (87) 38871050 (entre 15h e 16h)
Josenilda Dantas (MMC): (87) 38871050 (entre 15h e 16h)
Ruben Siqueira: (71) 92086548
Clarice Maia (Comunicação): (71) 92369841 e (87) 38871050


Clique aqui e leia o Manifesto do acampamento

--
Jorge Atilio Silva Iulianelli
Coordenador do Programa Trabalhadores Rurais e Direitos de KOINONIA

Nenhum comentário: